terça-feira, 4 de agosto de 2009

Camille Saint- Saëns


Camille foi compositor, pianista e organista. Nasceu em Paris em 9 de outubro de 1835 e faleceu em Argel, em dezembro de 1921.

Porque ele queria ser considerado um compositor de música substancial, Camille Saint-Saëns reprime seu "Carnaval dos Animais" pouco após sua estréia, em 1886, impedindo qualquer execução da suite e publicando apenas um movimento, "O Cisne" , em sua vida. E enquanto esse movimento é uma adição bem-vinda para peças escritas para o violoncelo, o conjunto "zoological fantasia" é mais um exemplo bem sucedido da humourously themed música no repertório clássico e tornou-se, com pleno direito, uma das mais populares obras do compositor.


É uma suíte de 14 peças curtas e foi inicialmente classificada para, à primeira vista, bastante pequena câmara grupo de flauta, clarinete, dois pianos, vidro gaita, xilofone, dois violinos, viola, violoncelo e baixo duplo, mas geralmente é realizada hoje, com uma orquestra de cordas completa, e com uma substituição para o Glockenspiel raros de vidro (harmônica). Mas o brilho de Saint-Saens " a peça não reside apenas no número de surpreendentemente espirituoso e encantador representações dos animais, o compositor usa apenas os instrumentos que ele precisa neste momento, e chama a excepcional música a partir de diferentes combinações de seu compacto" cast " .

A gravação aqui é apresentada pela London Sinfonietta, sob a liderança de Charles Dutoit.

1. No. 1. Introdução & Royal mar do Leão (cordas e dois pianos). A introdução começa com o piano tocando um tremolo negrito, ao abrigo do qual as cordas entrar com um majestoso tema (esta secção recorda uma agitação uma das experiências quando algo estupendo está prestes a acontecer, nesta situação, o aparecimento de um circo desfilando, talvez ). Os pianos jogar um par de escalas indo em direções opostas para concluir a primeira parte do movimento. Os pianos, em seguida, introduzem um tema que transportam a maior parte do resto da introdução. Os textos prevêem a melodia, com os pianos ocasionalmente tendo baixa ou alta roda de oitavas ostinatos sugerindo o rosnar dos leões. O movimento termina com um fortíssimo nota de todos os instrumentos utilizados neste movimento.

2. N º 2. Galinhas & Roosters (cordas sem contrabaixo, dois pianos e clarinete). Este movimento está centrada em torno de um tema:bicando e jogado no piano e cordas, que lembra bastante os frangos bicando em grão. O clarinete desempenha pequenos solos acima do resto dos instrumentos ,em intervalos. No meio da seção, pode-se quase ver um galo de marcha ao longo das linhas de galinhas que nervosamente correm em torno dele.

3. Não. 3. Asses Wild (dois pianos). Os animais são bem retratado aqui, obviamente, a correr, uma imagem induzida pela constante, febrilmente rápida ascensão e para baixo movimento de ambos os pianos tocando escalas em oitavas.

4. No. 4. Tortoises (cordas e piano). Um pouco satírico, o movimento que abre com um piano tocando uma "tercina pulsing", figura no registo superior. As cordas, em seguida, desempenhar um maddeningly lento (tão lento, na verdade, que ele começa a soar como um dramático lamentar) .

5. No. 5. O Elefante (contrabaixo e piano). Esta seção é marcada Allegro Pomposo, a perfeita caricatura de um elefante. O piano toca uma valsa, como figura, enquanto o baixista a melodia abaixo dela. À semelhança do movimento anterior, esta é também uma piada musical: o material temático é retirado Felix Mendelssohn's "Incidentais Música para A Midsummer Night's Dream" e Hector Berlioz's "Dança do Silphs". Os dois temas foram ambos originalmente escrito para a alta, leve-atenuada instrumentos (flauta e vários outros woodwinds, e violino, em conformidade); a piada é que a Saint-Saens move esta para o menor e mais pesado-sonantes instrumento na orquestra, a dupla baixo.

6. Não. 6. O Kangaroos (dois pianos). A figura principal aqui é um padrão de "salto" quintas precedida pela graça notas.

7. Não. 7. O Aquário (cordas sem contrabaixo, dois pianos, flauta e gaita de vidro). A melodia é tocada pela flauta, apoiada pela cordas, em cima do tumultuoso glissando, como é executado no piano. O primeiro piano desempenha um descendente dez-em-um ostinato, enquanto o segundao desempenha um seis-em-um. Estes valores, bem como o ocasional glissando da gaita são evocativas de uma solução pacífica, palidamente-lit aquário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário